A capacidade de movimentação de portos marítimos é medida em termos de TEU (twenty-foot equivalent units, ou unidades equivalentes de 20 pés).
O crescimento econômico da China e, consequentemente, sua liderança no comércio internacional, elevou os portos da Ásia aos primeiros lugares do ranking mundial. Assim, é possível identificar os gigantes no comércio e movimentação de carga geral e de contêineres: Xangai (o caminho do mar, em chinês), Ningbo e Hong Kong e ainda Singapura, que há pouco tempo ocupava a primeira colocação.
No lado do atlântico, outros portos concorrem bem. Na América, o de Los Angeles é o de maior destaque, junto com Nova York. Na Europa, reinam soberanos os portos de Roterdã, Antuérpia, Hamburgo e Le Havre, este último na França.
XANGAI PORTO - XANGAI CIDADE
O Porto, como relata o jornalista Carlos Tavares de Olivera no livro DEZ PRINCIPAIS PORTOS DO MUNDO, "propiciou o nascimento e a expansão da grande cidade que é hoje Xangai, com seus 14 milhões de habitantes, a maior do país". Xangai tornou-se o principal centro-econômico-financeiro da China.
O Porto de Xangai segue o modelo universal, tendo sua administração pública regional, ou seja, municipal, como ocorre com outros portos bem sucedidos, caso de Roterdã, Antuérpia e Hamburgo. Os serviços são entregues ao setor privado. Este modelo de sucesso tem sido adotado em todos os maiores portos do mundo. No Brasil, infelizmente, este modelo não é aplicado e com o novo marco regulatório houve ainda um distanciamento maior.
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