Os transportes de cargas possuem cinco tipos de modais, cada um com custos e características operacionais próprias. São eles: AÉREO, MARÍTIMO, HIDROVIÁRIO, FERROVIÁRIO e RODOVIÁRIO.
Todas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens, envolvendo rotas, versatilidade, segurança e rapidez.
AÉREO
Adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega. Como vantagem é mais rápido e não necessita de embalagem mais reforçada, entretanto, apresenta menor capacidade de carga e valor do frete mais elevado em relação aos outros modais.
MARÍTIMO
É o modal mais utilizado no comércio internacional ou longo curso. Inclui tanto os navios que realizam tráfego regular, pertencentes a Conferências de Frete, Acordos Bilaterais e os outsiders, como aqueles de rota irregular, os "tramps". É o modal com maior capacidade de carga e apresenta menor custo, mas exige maior cuidado com embalagem.
RODOVIÁRIO
O transporte rodoviário caracteriza-se pela simplicidade de funcionamento. Neste modal, os fretes podem se apresentar como os mais altos em alguns casos, tendo a desvantagem de menor capacidade de carga entre todos os outros modais. Mas tem a vantagem de ser mais adequado para curtas e médias distâncias e menor manuseio da carga e pouca exigência de embalagem. Comparado aos modais ferroviário e aquaviário, oferece menor capacidade de carga e maior custo operacional.
HIDROVIÁRIO
É o tipo de transporte aquaviário realizado nas hidrovias (são percursos pré-determinados para o tráfego sobre águas). As hidrovias de interior podem ser rios, lagos e lagoas navegáveis que receberam algum tipo de melhoria/sinalização/balizamento para que um determinado tipo de embarcação possa trafegar com segurança por esta via. As hidrovias são de grande importância para este tipo de modal, uma vez que por meio delas consegue-se transportar grandes quantidades de mercadoria a grandes distâncias. Nelas são transportados produtos como: minérios, cascalhos, areia, carvão, ferro, grãos e outros produtos não perecíveis.
FERROVIÁRIO
Tipo de modal que não é tão ágil e não possui tantas vias de acesso quanto o rodoviário, porém é mais barato, propiciando menor frete e transporte de quantidades maiores. A malha ferroviária brasileira possui aproximadamente 29.000 km e no Estado de São Paulo cerca de 5.400 km. Os processos de privatização do sistema iniciou-se em 1996, e as empresas que adquiriram as concessões de operação desta malha, assumiram com grandes problemas estruturais. A transferência da operação das ferrovias para o setor privado foi fundamental para que esse setor voltasse a operar
Entre suas vantagens, o modal ferroviário se apresenta bem adequado para longas distâncias e grandes quantidades. Tem menor custo de seguro e de frete, mas enfrenta problemas na diferença na largura de bitolas, menor flexibilidade no trajeto e necessidade maior de transporto.
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